CONHEÇA MELHOR O NOSSO PROJETO - MicroWaste

RESUMO

Este projeto foi um dos 2 projetos de investigação distinguidos em 2023 pelo programa Mares Circulares (dedicado à promoção de projetos e start-ups relacionados com a limpeza dos oceanos, sensibilização ambiental e economia circular), tendo sido financiado pela Coca-Cola para estabelecer a monitorização de diferentes tipos de microresídiuos (microplásticos, micropoluentes e micróbios) no paraque natural da Ria Formosa (Algrave, Portugal) durante o ano de 2023.

 

Mais detalhes

 

Projetos premiados do Mares Circulares V

Projeto CCMAR distinguido pela Coca-Cola (programa Mares Circulares).

MOTIVAÇÃO

Os oceanos abrigam uma enorme biodiversidade e a sua conservação e exploração sustentável requerem uma melhor compreensão dos vários níveis da vida marinha, desde macro a microrganismos, assim como a avaliação dos impactos antropogénicos no seu equilíbrio. A acumulação exponencial de plástico nos ambientes marinhos tornou-se conhecida pelos efeitos físicos causados em animais marinhos, mas desconhece-se o impacto da sua degradação em micro e nanopartículas, que podem adsorver poluentes químicos e micróbios e potenciar o contacto dos organismos marinhos com misturas tóxicas cujas consequências para a saúde e equilíbrios ambientais são desconhecidas.

OBJETIVOS E TAREFAS

Este projeto visa monitorizar diferentes tipos de microlixo oriundos de esgotos urbanos e a sua possível libertação nos ambientes marinhos através dos efluentes de estações de tratamento de águas residuais (ETARs). Potencia ainda a exploração da sua possível acumulação e impacto na vida marinha. É composto pelas tarefas:

 

  • Quantificação de microplásticos/poluentes/micróbios em águas e organismos marinhos, esgotos urbanos e efluentes de duas ETARs com diferentes tipos de tratamento, integradas na zona húmida protegida da Ria Forosa;
  • Avaliação da variação sazonal da biomassa microbiológica e eficiência de remoção de microlixo nas duas ETARs;
  • Co-construção e otimização de robots subaquáticos (ROVs) com escolas e cursos profissionais na região, para auxiliar nas amostragens do projeto, e outras ações de envolvimento da sociedade como palestras, debates ou concursos de ideias/projetos de redução do lixo marinho.

EQUIPA

O projeto contará com uma equipa multidisciplinar de investigadores, empresas e escolas.

Tem elevado potencial para gerar conhecimento original quanto à disseminação e impacto do microlixo marinho, contribuirá para melhorias nas eficiências de remoção dos efluentes urbanos e monitorização da qualidade da água ambiental e fomentará maior literacia, consciencialização e proteção ambiental na sociedade civil.